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Solos / Adubação / Fertilizantes

19 lições de pedologia - 2ª edição - OFICINA DE TEXTOS

ISBN:  978-65-86235-26-5
AUTOR: Igo F. Lepsch
R$ 174,00

INFORMAÇÕES DO PRODUTO

19 lições de pedologia 
2ª edição / 2021
Autor: Igo F. Lepsch
Páginas: 310
ISBN: 978-65-86235-26-5
Ano - Edição : 2021 - 2ª Edição
Formato: 21 cm  x 28 cm
Capa : Brochura Cartão Colorida
Ilustrado : Fotos, desenhos ... cores


Sobre o Livro :
. O livro 19 lições de Pedologia é uma abrangente introdução à Ciência do Solo, especialmente desenvolvido para as condições brasileiras. A obra explora as rochas e minerais que dão origem aos solos, os processos de formação e degradação, e sua biologia, física e química.
. Em 19 lições de Pedologia aborda-se a evolução na análise e classificação dos solos, além da descrição dos principais sistemas modernos de classificação, seus fundamentos e suas diferenças, com destaque para o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Um livro-texto fundamental para os cursos de graduação em Agronomia, Florestas, Ecologia, Zootecnia, Geografia e Biologia, entre outros.
. Nesta 2ª edição foi realizada uma ampla revisão de todos os capítulos, especialmente os relativos aos levantamentos de solos e às análises químicas de solos. Foram adicionadas questões para estudo e um novo glossário de termos de Ciência do Solo. .O número de páginas foi reduzido em 30%, proporcionando uma leitura mais direta e concisa, bem como uma obra mais acessível.
Igo F. Lepsch é renomado especialista em Solos, com Mestrado e PhD pela North Carolina State University, EUA, e pós-doutorado na Commonwealth Scientific Industrial Research Organization, Austrália. É autor de inúmeros artigos científicos e de divulgação publicados em 50 anos de atividade profissional. Depois de exercer a função de pesquisador no Instituto Agronômico de Campinas, vem atuando como professor visitante e consultor de empresas. Pela Oficina de Textos, publicou também Formação e Conservação dos Solos. Igo F. Lepsch é renomado especialista em Solos, com Mestrado e PhD pela North Carolina State University, EUA, e pós-doutorado na Commonwealth Scientific Industrial Research Organization, Austrália. É autor de inúmeros artigos científicos e de divulgação publicados em 45 anos de atividade profissional. Depois de exercer a função de pesquisador no Instituto Agronômico de Campinas, vem atuando como professor visitante e consultor de empresas. Pela Oficina de Textos, publicou também Formação e Conservação dos Solos.


Índice :
Introdução, 13
1 HIstórIco e fundamentos da cIêncIa do solo, 17
1.1 Os primeiros conhecimentos sobre o solo .17
1.2 As primeiras civilizações: mesopotâmicos, egípcios, indianos, chineses, astecas e incas .18
1.3 Gregos e romanos  ..20
1.4 Os árabes e a Idade Média europeia  .21
1.5  Os alquimistas e a busca pelo “espírito da vegetação” . 21
1.6 A escola de Liebig e a lei do mínimo .22
1.7 A escola russa .22
1.8 Subdivisões do estudo dos solos  .24
1.9 Conceitos de solo .24
1.10 Perguntas para estudo  . 25
2 rocHas e seus mIneraIs, 27
2.1 Diferenças entre solo, regolito e saprólito .27
2.2 Diferenças entre um elemento químico, um íon, um mineral e uma rocha .28
2.3 Como se formam os minerais? .29
2.4 O que são substituições isomórficas? . 33
2.5 Quais são os elementos mais comuns nos minerais? .34
2.6 Propriedades físicas dos minerais .34
2.7 Quais os principais tipos de rochas? .36
2.8 Examinando melhor os três grupos de rochas . 37
2.9 Composição química dos minerais .39
2.10 Perguntas para estudo .40
3 IntemperIsmo dos mIneraIs das rocHas e formação dos argIlomIneraIs, 41
3.1 Intemperismo físico e químico .42
3.2 Como age o intemperismo físico? .43
3.3 Como ocorre o intemperismo químico? .44
3.4 Por que algumas rochas se intemperizam mais rápida e profundamente que outras? .48
3.5 Os produtos do intemperismo .52
3.6 Perguntas para estudo .53
4 os sólIdos atIvos do solo: argIla e Húmus, 55
4.1 O que são as argilas? .56
4.2 Classificação das argilas .56
4.3 De onde vêm as cargas das argilas? .60
4.4 O que é (e como se forma) o húmus? .62
4.5 Perguntas para estudo .63
5 CapaCidade de troCa de íons, 65
5.1 Íons, coloides e suas cargas elétricas  .65
5.2 Como acontecem as trocas de cátions do solo? .66
5.3 Como quantificar a CTC de uma amostra de solo? . 67
5.4 Fatores que determinam maior ou menor retenção dos cátions nos coloides .68
5.5 Um exemplo de troca de íons .69
5.6 Fatores que afetam a CTC do solo .70
5.7 Capacidade de troca de ânions (CTA) .71
5.8 Perguntas para estudo   .72
6 FísiCa do solo i: granulometria, densidade, ConsistênCia e ar do solo, 73
6.1 Tamanho de partículas e sua distribuição (composição granulométrica) . 74
6.2 Estrutura e seus agregados .76
6.3 Densidade e porosidade.79
6.4 Consistência . 81
6.5 O ar do solo .82
6.6 Perguntas para estudo .82
7 FísiCa do solo ii: CaraCterístiCas e Comportamento da água  e da temperatura do solo, 85
7.1 Estrutura e propriedades da água .87
7.2 Diferenças entre moléculas de água retidas por coesão e por adesão  .90
7.3 Capacidade de campo (Cc) .91
7.4 Ponto de murcha permanente (PMP) .91
7.5 Água disponível (AD) e capacidade de água disponível (CAD) .91
7.6 Como medir a quantidade de água contida em um solo? .94
7.7 Movimentos da água no solo .94
7.8 Permeabilidade do solo em fluxo saturado e não saturado .95
7.9 Relações solo-água-planta.97
7.10 Temperatura do solo .98
7.11 Perguntas para estudo   .100
8 Composição químiCa e dinâmiCa da solução do solo, 101
8.1 As reações biogeoquímicas da fase líquida do solo.101
8.2 Os solutos e os solventes da solução do solo .102
8.3 Movimento dos íons: da fase sólida para a líquida .105
8.4 Principais ânions: fosfatos, cloretos, sulfatos, bicarbonatos e nitratos . 106
8.5 Principais cátions: cálcio, magnésio, potássio, sódio, amônia, alumínio e metais -traço .107
8.6 Outros solutos: ácido silícico, compostos orgânicos e gases  .107
8.7 Solução do solo e pedogênese .108
8.8 Como retirar amostras da solução do solo? ..110
8.9 Perguntas para estudo .111
9 morFologia: organização do solo Como Corpo natural, 113
9.1 Paisagens, corpos, pedons e perfis de solos . 114
9.2 Como descrever um solo? .115
9.3 Principais feições morfológicas .115
9.4 Denominações dos horizontes . 122
9.5 Perguntas para estudo  .125
10 aCidez, alCalinidade e salinidade do solo, 129
10.1 O que significa pH? . 129
10.2 Por que existem solos ácidos? .130
10.3 Os diferentes tipos de acidez do solo .132
10.4 Efeito do tipo de cátion básico sobre o pH do solo .134
10.5 Poder tampão dos solos .134
10.6 Importância da acidez do solo no crescimento das plantas.134
10.7 Ajuste do pH em solos agrícolas .135
10.8 Como calcular a quantidade de calcário necessária   para neutralizar os níveis elevados de acidez? .135
10.9 Alcalinidade, salinidade e sodicidade .136
10.10  Perguntas para estudo .137
11 Biologia do solo: organismos vivos e matéria orgâniCa, 139
11.1 Tipos de organismos . 140
11.2 Macroanimais mais comuns do solo: artrópodes e vermes .141
11.3 Microfauna (nematoides, protozoários e rotíferos) .142
11.4 Microflora (algas, bactérias, fungos e actinomicetos) .143
11.5 Fatores que condicionam o tipo e a quantidade de micro-organismos do solo . 144
11.6 Efeitos dos organismos no solo  .144
11.7 Matéria orgânica .144
11.8 Relações carbono/nitrogênio  . 146
11.9  Perguntas para estudo  .148
12 análises químiCas do solo e suas interpretações, 149
12.1 Fertilidade versus produtividade e fatores limitantes do solo . 149
12.2 Tecnologias que devem ser utilizadas para se conhecer o solo .150
12.3   Análises químicas e físicas para fins pedológicos .151
12.4 Análises de solo para fins de recomendação de adubações .157
12.5 Análises de solo e agricultura de precisão .159
12.6 Perguntas para estudo .160
13 proCessos e Fatores de Formação do solo, 163
13.1 Voltando no tempo .164
13.2 Principais processos de formação do solo . 166
13.3 Fatores de formação do solo .170
13.4 Perguntas para estudo .176
14 ClassiFiCação dos solos, 177
14.1 Classificações técnicas e naturais .178
14.2 Atributos diferenciais dos solos .179
14.3 Sistemas modernos de classificação – horizontes diagnósticos . 180
14.4 Classificação norte-americana (U.S. Soil Taxonomy) .181
14.5 Classificações da FAO/Unesco e do WRB .183
14.6 Perguntas para estudo . 184
15 o sistema Brasileiro de ClassiFiCação de solos (siBCs), 187
15.1 Estrutura hierárquica do SiBCS . 187
15.2 Latossolos: solos profundos, muito intemperizados e sem horizonte de acúmulo de argila .192
15.3 Nitossolos: solos medianamente profundos, argilosos com agregados de faces bem nítidas .193
15.4 Argissolos: solos com horizonte B de acúmulo de argila .194
15.5 Planossolos: solos com horizonte B plânico (pouco permeável) .195
15.6 Plintossolos: solos com horizonte B com muita plintita e/ou petroplintita .195
15.7 Luvissolos: solos com horizonte de acúmulo de argila de alta   atividade e elevada saturação por bases .196
15.8 Chernossolos: solo eutróficos com o horizonte A espesso e escuro   e o B com argila de atividade alta .197
15.9 Espodossolos: solo com horizonte B de acúmulo de compostos de ferro,   de alumínio e/ou materiais orgânicos.197
15.10  Vertissolos: solo com argilas escuras que se expandem e se contraem .198
15.11  Cambissolos: solos embriônicos, com poucos atributos diagnósticos .199
15.12  Neossolos: solos relativamente jovens com pouco desenvolvimento do perfil .199
15.13  Gleissolos: solos minerais afetados por água subterrânea . 200
15.14  Organossolos: solos orgânicos .201
15.15  Perguntas para estudo . 201
16 levantamentos de solos e suas interpretações, 203
16.1 Utilidades dos levantamentos pedológicos . 203
16.2 Conceitos, definições e modo de execução dos levantamentos pedológicos. 204
16.3 Unidades taxonômicas versus unidades de mapeamento  .209
16.4 Tipos de levantamentos pedológicos .209
16.5 Relatórios dos levantamentos de solos . 212
16.6 Mapas utilitários  . 212
16.7 Mapas interpretativos  .213
16.8 Avanços recentes nos levantamentos de solos .213
16.9 Perguntas para estudo . 214
17 solos do Brasil, 221
17.1 Solos da Amazônia .222
17.2 Solos do Nordeste . 224
17.3 Solos da Região Centro-Oeste .227
17.4 Solos da Região Sudeste . 229
17.5 Solos da Região Sul .231
17.6 Panorama dos solos do Brasil em relação à agricultura .232
17.7 Perguntas para estudo .232
18 solos do mundo, 235
18.1 Solos dos trópicos e subtrópicos úmidos .235
18.2 Solos dos trópicos com longa estação seca .238
18.3 Solos dos climas mediterrânicos .239
18.4 Solos das regiões montanhosas . 240
18.5 Solos das zonas áridas .240
18.6 Solos das zonas temperadas . 242
18.7 Solos da zona fria . 244
18.8 Solos das zonas boreais e polares .245
18.9 Perguntas para estudo .246
19 degradação e Conservação dos solos, 247
19.1 A conservação dos solos . 247
19.2 Degradação e resiliência dos solos .248
19.3 Erosão dos solos .250
19.4 Os métodos de conservação dos solos .254
19.5 Capacidade de uso e planejamento conservacionista das terras .258
19.6 Perguntas para estudo .261
referências Bibliográficas, 265
Glossário, 267
ÍndiCe remissivo, 299


 
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