INFORMAÇÕES DO PRODUTO |
O Jogo e a Educação Infantil
Autor: Tizuko Morchida Kishimoto
Edição Ano: 1ª Edição - 206
Capa: Brochura
Páginas: 64 páginas
ISBN: 978-85-2212-664-4
Sobre o Livro :
Dirigido a pesquisadores e educadores, este livro aborda desde o significado de palavras como “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira”, passando pela discussão da importância do jogo na educação infantil, até as teorias de Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner sobre o assunto. A autora dá destaque aos jogos tradicionais, marginalizados em decorrência do acelerado processo de industrialização e urbanização. A atualiza- ção e a recuperação desse tipo de jogo são hoje consideradas alternativas adequadas para fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil e vêm chamando cada vez mais a atenção de professores e pesquisadores.
- O crescimento de estudos cognitivos, especialmente a partir dos anos 1960, estimula as pesquisas sobre o jogo infantil, trazendo novos parceiros provenientes de áreas como Antropologia, Sociologia, Linguística e História, gerando estudos interdisciplinares;
- A atualização e a recuperação dos jogos tradicionais infantis, considerados alternativas adequadas para fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil, mobilizam professores e pesquisadores para seu estudo;
- O Capitulo 2 inclui uma análise dos jogos de construção dentro da perspectiva teórica de Vygotsky;
- As principais modalidades de jogos , de construção, motores ou de exercício, simbólicos ou de faz de conta e de regras, analisados de acordo com referenciais teóricos encontram-se , especialmente no capítulo 3 ? denominado O jogo infantil segundo Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner.
Índice:
- Jogo, brinquedo e brincadeira
- O jogo na educação
- Os jogos infantis segundo Piaget, Wallon, Vygotski e Bruner
|
|