PRIMEIRA PARTE: REFLEXÕES TEÓRICAS E MARCOS CONCEITUAIS
CAPÍTULO 1 – Planejamento e planejamento educacional: noções e conceitos básicos
CAPÍTULO 2 – As dimensões do planejamento educacional
CAPÍTULO 3 – As interfaces do planejamento educacional e sua interdisciplinaridade
CAPÍTULO 4 – Pesquisa educacional e planejamento educacional
SEGUNDA PARTE: O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AS LIÇÕES DA PRÁTICA
CAPÍTULO 5 – Políticas públicas, políticas educacionais e planejamento educacional
CAPÍTULO 6 – Planejamento e financiamento educacionais nas escolas pública e privada
CAPÍTULO 7 – Planejamento educacional em perspectiva estratégica: lições trazidas por escolas e redes de ensino que dão certo
CAPÍTULO 8 – Planejamento educacional diante das questões da qualidade: rendimento escolar e qualidade social
TERCEIRA PARTE: ESBOÇO DE UM MANUAL PARA PLANEJADORES
CAPITULO 9 – Planejamento educacional e documentos escolares para professores: plano de aula, plano de curso e plano de ensino
CAPÍTULO 10 – Planejamento educacional e documentos para gestores: portfólio, Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico passo a passo
CAPÍTULO 11 – Redes de ensino e planejamento educacional: como utilizar dados e indicadores de larga escala (Ideb, Saeb, IDE, Prova Brasil, IDH e IDI) para planejar políticas educacionais
À guisa de conclusão: planejador ou profeta?
Lista de siglas
Referências bibliográficas