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Solos / Adubação / Fertilizantes

Pedologia Aplicada - 4ª Edição - FEALQ

ISBN: 978­85­7133­064­1
AUTOR: João Bertoldo de Oliveira
de: 70,00
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Economize: R$ 20,00

INFORMAÇÕES DO PRODUTO

***   PEDOLOGIA APLICADA   ***

Autor: João Bertoldo de Oliveira
Ano: 2011
Número de Páginas: 592
Tamanho: 14 X 21 cm
Editora: Fealq
Acabamento: Brochura
ISBN: 978­85­7133­064­1

Os estudiosos de solos, através dos levantamentos de solos, aí compreendidos os mapas e os boletins descritivos, informam a distribuição espacial desses volumes na paisagem.
Esses documentos constituem, portanto, peças vitais a todos aqueles que utilizam a terra e, por conseguinte, os solos nela compreendidos, sob o ponto de vista agrícola ou não, como, por exemplo, para fins de engenharia civil, engenharia sanitária, engenharia do meio ambiente etc.

 Sumário

    Fatores e processos de formação do solo;
    O solo;
    Atributos diagnósticos;
    Outros atributos;
    Horizontes diagnósticos;
    Horizontes diagnósticos de superfície;
    Interpretação de mapas pedológicos para fins não-agrícolas;
    Classes de solos do Brasil e suas principais implicações agrícolas e não-agrícolas;
    Sistema brasileiro de classificação de solos.


Prefácio – 9
Aviso ao leitor – 11
Introdução – 13
1. FATORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SOLO – 17
1.1. Material de origem. Intemperismo – 19
1.2. Clima – 35
1.3. Relevo – 47
1.4. Organismos – 60
1.5. Tempo – 77
2. O SOLO – 85
2.1. Perfil do solo – 86
2.2. Horizontes pedogenéticos e diagnósticos – 91
2.3. Horizontes e camadas principais – 93
2.4. Designação e características dos horizontes e camadas subordinadas – 97
3. ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS – 113
3.1. Material orgânico. Material mineral – 114
3.2. Atividade da fração argila – 124
3.3. Caráter ácrico – 137
3.4. Caráter alumínico (caráter álico) – 148
3.5. Caráter carbonático e caráter com carbonato – 158
3.6. Caráter crômico – 160
3.7. Caráter ebânico – 162
3.8. Caráter epiáquico – 164
3.9. Caráter salino e caráter sálico – 167
3.10. Caráter sódico e caráter solódico – 185
3.11. Contato lítico. Contato lítico fragmentário – 194
3.12. Cor do solo – 200
3.13. Grau de decomposição do material orgânico – 207
3.14. Minerais facilmente alteráveis – 211
3.15. Materiais sulfídricos – 217
3.16. Mudança textural abrupta – 221
3.17. Plintita e petroplintita – 233
3.18. Caráter flúvico – 242
3.19. Saturação por bases (eutrofismo, distrofismo) – 251
3.20. Saprólito – 261
3.21. Teor em óxidos de ferro – 272
3.22. Caráter alítico – 279
3.23. Caráter êutrico – 282
3.24. Caráter plíntico – 283
3.25. Caráter concrecionário – 284
3.26. Caráter litoplíntico – 286
3.27. Caráter argilúvico – 287
3.28. Caráter plânico – 287
3.29. Caráter coeso – 288
3.30. Caráter dúrico – 291
3.31. Caráter vértico – 293
3.32. Caráter rubrico – 293
3.33. Policromia – 294

4. OUTROS ATRIBUTOS – 297
4.1. Consistência – 298
4.2. Composição granulo métrica (textura) – 309
4.3. Porosidade (permeabilidade) – 344
4.4. Profundidade efetiva. Profundidade do solo – 362
4.5. Índice ki – 367
4.6. Cerosidade – 370
4.7. Estrutura – 373
5. HORIZONTES DIAGNÓSTICOS. HORIZONTES DIAGNÓSTICOS DE SUPERFÍCIE – 385
5.1. Horizonte A antrópico – 386
5.2. Horizonte A chernozêmico – 387
5.3. Horizonte A fraco – 391
5.4. Horizonte A húmico – 394
5.5. Horizonte A moderado – 398
5.6. Horizonte A proeminente – 400
5.7. Horizonte hístico – 402
Horizontes diagnósticos subsuperficiais – 406
5.8. Horizonte B espódico. "Ortstein" – 406
5.9. Horizonte B incipiente – 412
5.10. Horizonte B latossólico – 418
5.11. Horizonte B nítico – 426
5.12. Horizonte B plânico. Horizonte plânico com caráter sódico (horizonte nátrico) – 428
5.13. Horizonte B textural – 436
5.14. Horizonte cálcico e horizonte petrocálcico – 441
5.15. Horizonte glei – 448
5.16. Horizonte E álbico – 458
5.17. Horizonte plácico – 460
5.18. Horizonte plíntico, concrecionário e litoplíntico – 462
5.19. Horizonte sulfúrico – 469
5.20. Horizonte vértico – 477
5.21. Fragipã – 489
5.22. Duripã – 496
6. INTERPRETAÇÃO DE MAPAS PEDOLÓGICOS PARA FINS NÃO­AGRÍCOLAS – 501
6.1. Introdução – 502
6.2. Avaliação de locais para aterro sanitário – 506
6.3. Avaliação de locais para recreação: acampamento e parquinho de diversões (playground) – 510
6.4. Avaliação de áreas para lagoa de decantação – 513
6.5. Corrosividade do solo – 516
7. CLASSES DE SOLOS DO BRASIL E SUAS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES AGRÍCOLAS E NÃO­AGRÍCOLAS –
521
7.1. Argissolos – 522
7.2. Cambissolos – 526
7.3. Chernossolos – 529
7.4. Espodossolos – 533
7.5. Gleissolos – 534
7.6. Latossolos – 537
7.7. Luvissolos – 541
7.8. Neossolos – 545
7.9. Nitossolos – 552
7.10. Organossolos – 554
7.11. Planossolos – 556
7.12. Plintossolos – 557
7.13. Vertissolos – 562
8. SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS – 567
Anexo ­ Fotos em cores – 571
Índice remissivo – 581
Índice de autores – 587



 
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