Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação: da Teoria à Prática
- Autora: Rosângela Minardi Mitre Cotta (organizadora)
- ISBN: 9786559250684
- Ano de edição: 2023
- Dimensões: 15×22
Num contexto de escassez da atenção e sobrecarga informativa, os desafios da docência em prol de uma formação baseada em evidências científicas, que também, estimule os estudantes para a aprendizagem ativa e engajada, tornam-se cada vez maiores. Como desenvolver práticas de ensino, aprendizagem e avaliação estimulantes, que valorizem efetivamente a participação dos alunos na construção de seus conhecimentos? Em Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação: da Teoria à Prática, professores e demais profissionais que lecionam e capacitam pessoas em todas as áreas encontram fundamentos e evidências científicas dessas questões, com demonstrações de como inovar e implementar concretamente, tais inovações.
Prefácio, 7
Primeira parte – Diretrizes, concepções e orientações importantes para o trabalho com métodos ativos, 11
Capítulo 1 – Profissionalização docente e educação de educadores, 12
Capítulo 2 – Concepções pedagógicas e formação em saúde, 28
Capítulo 3 – Métodos ativos e práticas reflexivas: conceitos.
requisitos, dicas e condições de sucesso do processo de ensino e aprendizagem, 50
Capítulo 4 – A valiação formativa: o pulo do gato dos métodos ativos, 109
Segunda parte – Métodos ativos, 129
Capitulo 5 – Portfólios, e-portfólios e/ou web-portfólios: tipos, características, dicas, condições de sucesso, feedback, autoavaliação e avaliação, 130
Capítulo 6 – Mapa Conceitual: características, objetivos e beneficios cognitivos, 183
Capítulo 7 – A Sala de Aula Invertida, 212
Capítulo 8 – O Mapa Conceitual Associado à Aula Invertida: o método criado a partir de nossa práxis docente, 222
Capítulo 9 – Problematização como método, 243
Capítulo 10 – Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, 260
Capítulo 11 – Aprendizagem Baseada em Equipes: elementos essenciais para uso na educação presencial e on-line, 280
Capítulo 12 – Aprendizagem Baseada em Filmes, 303
Capitulo 13 – Júri Simulado como estratégia de ensino e aprendizagem, 326
Terceira parte – Mentoria, tecnologias de informação e comunicação e técnicas ativas, 365
Capitulo 14- A mentoria e o modelo peer mentoring: uma proposta de
trabalho de mentoria a partir dos métodos ativos de ensino e aprendizagem, 366
Capitulo 15 – Tecnologias digitais de informação e comunicação, 387
Capítulo 16 – Técnicas ativas e participativas, 425
Capítulo 17 – Para não concluir 472
Avaliações
Não há avaliações ainda.